top of page

Mercado Sênior da China





Se você é empreendedor, sabe bem o poder que carrega em mãos quando se é pioneiro em um negócio. O Brasil está passando pelo processo de um inversão da pirâmide etária, a cada ano que passa, o número de jovens diminui e o número de idosos cresce. 

E qual é o nosso ponto nessa história?

A chance de absorver a tática de uma empresa chinesa que encontrou uma maneira inovadora de prestar serviços e aumentar o seu rendimento: reforma de casas para idosos. A adaptação que diminui os riscos e facilita a independência de pessoas da terceira idade, o empresário que desenvolveu esse mercado foi o Liu Ying.


A Longlive era uma empresa de prestação de serviços para terceira idade fundada em 2011. A equipe, segundo Liu, é jovem e muito profissional, esse sempre foi o diferencial da Longlive dentro do segmento. Durante os 4 primeiros anos os funcionários - terapeutas de reabilitação e enfermeiros – prestavam assistência domiciliar como entrega de refeições e assistência médica. Foi no ano de 2015 que a Longlive começou a se envolver com a reforma de casas para idosos e contratou uma equipe voltada para este fim, Liu Ying afirma que a longa experiência com cuidado de idosos foi essencial para a análise e aplicação dos projetos. 

O cofundador reforça que os projetos devem ser sob medida, adequados ao quadro de saúde do idoso e a casa em que reside. Foi por essa razão que a Longlive passou 18 meses desenvolvendo um sistema de avaliação inteligente capaz de capturar rapidamente o layout espacial e as características de diferentes espaços da casa e integrar todos os dados coletados para fornecer opções de melhorias. Depois de conferir o tamanho do espaço interno e a condição física dos idosos, levando em consideração altura e grau de mobilidade, o sistema então construiria um modelo exibindo como isso ajuda a empresa a fornecer seu serviço de reforma, Liu diz que basta levar o instrumento até a casa do idoso e fazer o teste para verificar o local e, de maneira automática, um relatório de avaliação iria sugerir soluções de melhoria personalizadas e o orçamento dessas instalações. Uma das funções mais interessantes do sistema utilizado pela Longlive é poder verificar o grau de escorregamento do piso, considerando a diferença entre os cômodos e seus respectivos materiais como cerâmica, madeira ou mármore. O coeficiente de deslizamento do piso pode ser alterado ou o material pode ser substituído em alguns casos.


Além disso, já inseridos no mercado de reforma de casas para idosos, a Longlive também passou a fazer P&D e integrou verticalmente a cadeia da indústria de cuidado para idosos. A empresa produziu mais de mil produtos voltados para esse público-alvo, como corrimãos e produtos antiderrapantes, produtos de monitoramento inteligente como medidores de glicose no sangue e sistemas de alarme de monitor, e produtos da internet das coisas, como fechaduras de impressão digital, dispositivos de reconhecimento de rosto, aparelhos domésticos de controle de voz e máquinas de monitoramento de sono. Porém foi a fim de aumentar a competitividade que a Longlive buscou investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A decisão foi tomada depois que Liu notou que o mercado produzia o básico enquanto muitas das demandas genuínas do consumidor não estavam sendo supridas, um dos exemplos citado por Liu foi o caso dos corrimãos: existem modelos disponíveis para compra que se assemelham aos usados em lar de idosos, contudo é fato que não agrada o consumidor deixar a própria casa parecida com um lar de idosos. A adaptação feita pela Longlive conta com elementos decorativos, como luzes ocultas e iluminação automática, além da possibilidade de serem movidos ou remodelados de acordo com a condição física do idoso.


O objetivo da Longlive com P&D é fazer o aproveitamento máximo da tecnologia, dos materiais ao design, e praticidade. Oferecer ao idoso produtos que eles realmente precisam e são eficientes. Liu Ying garante que esse mercado será uma tendência em breve, conforme aumenta a demanda dos idosos por uma vida doméstica de qualidade. E ser pioneiro num segmento é de vantagens inúmeras. 


O envelhecimento da população é um processo natural que ocorre ao decorrer do tempo e da melhoria da expectativa de vida durante o desenvolvimento de países emergentes. A pirâmide etária entra em transição, aumentando o topo, parte referente aos idosos,  e diminuindo a base, parte pertencente às crianças e jovens. Esse processo significa que a população do país passou a ter maior controle sobre a natalidade e práticas de planejamento familiar. Assim como o aumento da expectativa de vida é uma consequência direta de melhorias no campo da saúde pública, prestação de atendimento gratuito e saneamento básico. Apesar de ser um ótimo sinal de evolução na estrutura nacional, traz consigo outras questões e, dentre elas temos as novas necessidades apresentadas por pessoas da terceira idade. Foi exatamente nessa fissura do desenvolvimento chinês que Liu Ying se inseriu e integrou uma nova função ao seu negócio. Liu Ying é cofundador da Chengdu Longlive Pension Industry Development Co Ltd e apostou nessa tendência: a reforma de casas totalmente acessíveis para idosos.


A inversão da pirâmide etária é natural e inevitável. Apostar nesse mercado também exige uma análise geográfica e estudo de mercado, analisando concorrentes, o público-alvo e suas demandas. O Brasil, por exemplo, mostrou uma tendência de queda da proporção de pessoas abaixo dos 30 anos de idade. Em 2012 a estimativa era de 47,7 %  e, em 2019, caiu para 42,3 % segundo o IBGE. Enquanto isso, a população acima de 30 anos registrou um crescimento, em 2012 o número era de 52,4 % e, em 2019, subiu para 57,7 %. A expectativa de vida que já foi de 45,5 anos (em 1940), em 2018 chegou a 76,3. Sendo a expectativa de vida entre os homens uma média de 72,8 anos, a expectativa para as mulheres é de 79,9 anos. Esses dados estão disponíveis nas Tábuas Completas de Mortalidade para 2018, divulgadas pelo IBGE.


Explorar segmentos que ainda não foram expandidos é uma grande oportunidade. E para sentir mais segurança antes de investir é ótimo conhecer pessoalmente o que o gigante mercado chinês está fazendo, por isso a Guia Canton Fair existe!

O nosso trabalho é te apresentar essas oportunidades, que tal dar uma olhadinha nos nossos pacotes?

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo_PNG_Sem_Fundo_Transparente
bottom of page